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Por Sonia Cooper 

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TEATRO 

Ensina-me a Viver

 

O espetáculo Ensina-me a Viver, com texto de Colin Higgins, tradução de Millôr Fernandes, adaptado e dirigido por João Falcão volta à cena trazendo agora, ao lado de Arlindo Lopes, Nívea Maria, na pele de Maude, vivida na montagem anterior por Gloria Menezes. A peça estreia dia 19 de agosto, sexta-feira, às 20h, no Teatro Porto. As sessões acontecem às sextas e sábados às 20h e domingos às 17h, até 9 de outubro.

 

 

No novo elenco estão, ao lado da dupla de protagonistas, Susana Ribeiro (Cia dos Atores), Elisa Pinheiro e Fernanda de Freitas (atrizes da primeira montagem), Luciano Bortoluzzi, Carol Dezani, Franz Granja, Walisson Machado e Jamil Kubruk.

 

 

Adaptação teatral do filme Harold and Maude, a peça conta a história do encontro amoroso entre os persongens-título – ele, um “senhor de quase vinte anos” obcecado pela morte, ela, uma “menina de quase oitenta anos” apaixonada pela vida.

 

 

Esta é uma nova montagem. Todo o cenário será reconcebido por Sergio Marimba, assim como a luz por Paulo César Medeiros, a trilha por Marcello H e os figurinos por Kika Lopes e Rocio Moure. 

 

 

“Ensina-me a Viver chegou no momento certo e oportuno da minha vida, como artista e pessoa, porque tenho nas mãos um personagem riquíssimo de força e positividade. Para mim, como mulher, representa como eu muitas vezes me comportei na minha vida - com esperança de que as coisas deem certo. E ela tem um humor que - poucas pessoas conhecem - eu tenho também, então me identifico demais. Estou muito feliz por representar uma mulher de quase 80 anos que, apesar das dificuldades impostas pela sociedade, mostra caminhos e soluções. Eu também estou chegando aos 80 com alegria e energia de criar. A missão que eu escolhi há 56 anos atrás, continuo realizando e acho tem que comemorar, é um momento muito importante da minha vida.”, conta Nívea Maria.

 

 

Sinopse

Solitário e atormentado, Harold (Arlindo Lopes) vive com uma mãe indiferente e autoritária (Susana Ribeiro), sem qualquer troca afetiva. Atormentado, tenta chamar atenção simulando tragicômicas tentativas de suicídio. 

 

Harold tem mania de visitar cemitérios e, numa dessas visitas, conhece Maude, uma quase octogenária, livre e apaixonada pela vida que aproveita cada segundo de sua existência como se fosse o último. É um encontro inusitado e improvável, mas a sintonia é imediata. Maude abre para Harold um mundo de prazeres, alegria e liberdade.

 

Texto: Colin Higgins. Tradução: Millôr Fernandes. Direção e Adaptação: João Falcão. Elenco: Nívea Maria (Maude Chardin), Arlindo Lopes (Harold Chasen), Susana Ribeiro (Helena Chasen), Elisa Pinheiro e Fernanda de Freitas (Silvia Gazela / Nancy Mercury / Dora Alegria), Luciano Bortoluzzi (Tio Vitor /Dr. Matias /Padre Finney /Inspetor Marcos /Caçapa), Carol Dezani (Maria), Fraz Granja, Walisson Machado e Jamil Kubruk (Coringas). Assistência de Direção: Ana Carolina Francisco. Cenografia: Sérgio Marimba. Figurino: Kika Lopes e Rocio Moure. Iluminação: Paulo César Medeiros. Trilha Sonora: Marcello H. Efeitos Especiais: Bruno Dante. Preparação Corporal: Mônnica Emílio. Design Gráfico: Gilberto Filho. Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação e Pombo Correio. Mídias Sociais: Rafael Teixeira. Diretor de Palco: Daniel Benevides. Contrarregra: Priscila Alcebiades. Camareiras: Claudia Luna e Miriam Martins. Operadora de Luz: Larissa Kalusinski. Operador de Som: Vitor Osório. Idealização do Projeto: Arlindo Lopes. Produção Executiva: Joana D´Aguiar e Carol Piccolil. Assistente de Produção: Carlotta Romanelli. Gestão Financeira: Gilberto Filho. Diretor de Produção: Arlindo Lopes. Patrocínio: Porto. Realização: Pássaro Azul Produções.

 

Serviço:

De 19 de agosto a 9 de outubro - Sextas e sábados às 20h e domingos às 17h.

 

TEATRO PORTO 

Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo.

Telefone (11) 3366.8700

 

Compras pela bilheteria do teatro ou Sympla.

 

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Evita Open Air

 

A experiência de assistir a um espetáculo musical apresentado ao ar livre, formato de sucesso em cidades como Londres (Regent´s Park) e Nova York (Central Park), chega ao Brasil em um espaço icônico da cidade de São Paulo, o Parque Villa-Lobos, que recebe temporada de Evita Open Air. Nas tardes e noites do inverno paulistano, as pessoas poderão vivenciar uma verdadeira experiência cultural e gastronômica.

Evita Open Air tem realização do Atelier de Cultura (Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate, Escola do Rock, Billy Elliot, Annie, A Noviça Rebelde e O Homem de La Mancha) e promete uma nova experiência ao público ao combinar um clássico do teatro musical com a estrutura de um festival a céu aberto. Os ingressos estão disponíveis ao público em geral pelo link https://evita.byinti.com/ e custam a partir de R$50. O evento é apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Comgás, que celebra 150 anos de sua fundação. 

 

O Espaço

Uma área de alimentação com comidas e bebidas diversas será montada na entrada da arena construída especialmente para o evento. O local servirá para que o público do musical possa adquirir produtos como empanadas, alfajores, choripan, batata frita, pipoca, vinhos, águas, refrigerante e uma vasta gama de outras comidas e bebidas gostosas. Essa praça de alimentação ficará do lado de fora da arena e poderá também ser utilizada pelos visitantes do parque.

 

A megaestrutura é autossuficiente em água e eletricidade, e não utiliza esses recursos do parque. A plateia tem capacidade para quase 1600 pessoas e o palco é quase 4x maior que o palco de um teatro convencional. Por isso, o público poderá ver uma maior movimentação dos atores em cenário majestoso com 4 níveis de altura. Todos esses aspectos privilegiam a visão criativa do diretor John Stefaniuk, que, para esta montagem, criou uma encenação radicalmente original, jovem, pulsante, contemporânea e muito diferente da linguagem usual dos musicais. Evita Open Air traz uma perspectiva nova e moderna de quem foi está figura icônica do cenário político argentino.

Pensando no conforto do público a produção do evento providenciou a inclusão da localização da arena nas principais plataformas de locomoção urbana como Waze, Google Maps, Uber e 99. Basta digitar “Evita Open Air” para ser levado diretamente ao local exato do musical.

Nos bastidores, o espaço contará com tudo o que se espera de um grande teatro como refeitório, salas de produção, camarins e almoxarifado.

 

Com Myra RuizCleto Baccic e Fernando Marianno como protagonistas, a montagem de Evita Open Air no Brasil conta com grande elenco de 28 atores e um time criativo de peso. Confira relação completa de atrizes/atores e ficha técnica:

 

ELENCO

Evita Myra Ruiz

Che Guevara Fernando Marianno

Perón Cleto Baccic

Agustín Magaldi Felipe Assis Brasil

Amante Verônica Goeldi

Pequena Evita Belle Rodrigues, Isa Camargo e Anna Beatriz Simões

Ensemble Alice Zamur, Alicio Zimmermann, Amanda Döring, Bia Castro, Bruno Ospedal, Claudia Rosa, Danilo Martho, Della, Éri Correia, Fernanda Biancamano, Fernanda Muniz, Gigi Debei, Gui Leal, Ingrid Sanchez, Marco Azevedo, Mari Rosinski, Paulo Grossi, Rafael Barbosa, Sandro Conte, Vinicius Cafer

 

 

Até 28 de agosto de 2022

Local: Parque Villa-Lobos - Entrada pelo portão Cândido Portinari

Av. Queiroz Filho, 1365 - Alto de Pinheiros, São Paulo – SP

Obs.: A localização da megaestrutura já está disponível nos principais aplicativos de deslocamento como Waze, Google Maps, Uber e 99 digitando “Evita Open Air” na busca.

 

Sessões: 

Quinta-feira, às 20h00 

Sexta-feira às 20h00

Sábado, às 15h00 e às 19h30 

Domingo, às 15h00 e às 19h30

Vingança 

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São Paulo, 15 junho 2022

Sucesso do teatro musical brasileiro dos últimos anos, o espetáculo Vingança volta ao cartaz em junho no Teatro Raul Cortez em São Paulo. 
 
Após nove anos, o cultuado musical de Anna Toledo com músicas de Lupicínio Rodrigues reestreia em nova casa e com elenco renovado. 
 
Para viver o melodrama envolvendo amores não-correspondidos, intrigas, ciúmes e traições, entram em cena os atores Danilo de Moura, Maria Bia e Lola Fanucchi. Do elenco original continuam Jonathas Joba, Sergio Rufino e Anna Toledo. 
 
“É claro que eu pensei três vezes antes de retomar o papel”, conta Anna, “pois é mexer numa memória preciosa. Por outro lado, que oportunidade maravilhosa de voltar a esta peça e apresentá-la a um novo público. Tem quase dez anos desde a última temporada, um monte de gente só conhece o Vingança de ouvir o CD.”
 
A complexa trama de Vingança trata de uma ciranda de paixões entre amantes. A inspiração veio das canções do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues (1914-1974), um dos maiores nomes do gênero samba-canção, que inclusive foi o responsável pela expressão “dor de cotovelo”. Suas canções (“Nervos de Aço”, “Nunca”, “Ela Disse-me Assim”, Vingança”, etc) falam principalmente de amores não-correspondidos, traições e vinganças.
 
“A dor-de-cotovelo foi a sofrência dos anos 50”, brinca o diretor musical Guilherme Terra. Como a sofrência, o gênerodor-de-cotovelo também foi alvo de preconceito da crítica até ser abraçado nos anos 70 por artistas como Caetano Veloso e Maria Bethânia. 
 
Como bom melodrama, Vingança toca em questões sensíveis, como o machismo, a violência, a hipocrisia e as várias formas de abuso. “Talvez estas questões fiquem mais evidentes hoje, em 2022, do que foram em 2013, quando a peça estreou.”, comenta o diretor Andre Dias. “Pode ser mais intenso, pode ser mais incômodo, mas é um risco que vale a pena correr.”
Mais uma produção da Morente Forte Produções Teatrais, a volta de Vingança é mais um sonho acalentado pelas sócias Selma Morente e Célia Forte nos últimos quase 3 anos e que se torna realidade a partir do dia 24 de junho até 28 de agosto, sempre às sextas, sábados e domingos no teatro Raul Cortez.
 

VINGANÇA - O musical
 
Teatro Raul Cortez (513 lugares)
Rua Dr Plínio Barreto, 285, Bela Vista ,São Paulo, SP
Informações: 3254-1631
  
Estreia dia 24 de junho
 
Sexta e sábado: 21h
Domingo: 16h
Vendas: Sympla
 
Temporada até 28 de agosto 
 
Vingança – o Musical
Texto original de Anna Toledo.
Músicas de Lupicínio Rodrigues
Direção Musical: Guilherme Terra.
Direção Geral de André Dias.
Com
Anna Toledo - Luzita
Danilo de Moura - Alves
Jonathas Joba - Liduíno
Lola Fanucchi - Maria Rosa
Maria Bia - Linda
Sergio Rufino - Orlando
e Guilherme Terra como Seu Maestro*
 
Músicos: Guilherme Terra (piano)*, Jeferson de Lima (Violão) e Ricardo Berti (Percussão)
 
* Piero Damiani - Seu Maestro/pianista alternante
Cenários e figurinos: Fabio Namatame
Luz Wagner: Freire
Pianista Ensaiador: Piero Damiani
Coordenação de Comunicação: Beth Gallo
Assessoria de Imprensa: Morente Forte – Thais Peres Forte
Programação Visual: Cassiano Pies
Fotografia: Caio Gallacci
Filmagem: Jady Forte
Redes Sociais e Textos: Ana Paula Barbulho Coordenação Administrativa: Dani Angelotti Assistência Administrativa: Alcení Braz
 
Produção Executiva e adm da temporada: Leonardo Leal
 
Produtoras: Selma Morente e Célia Forte

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A Pequena Sereia

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São Paulo, 2 maio de 2022

 

Em 2018, um verdadeiro fenômeno tomou conta da cena do teatro musical de São Paulo. Por quatro meses, todas as sessões de ‘A Pequena Sereia’, superprodução da Broadway inspirada no filme da Disney, tiveram seus ingressos esgotados chegando a um público impressionante de 120 mil espectadores em apenas quatro meses. De lá pra cá, o que não faltam são pedidos dos fãs pela volta do espetáculo, que finalmente serão atendidos em uma nova e curta temporada no Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi, somente de 17 de julho a 16 de outubro de 2022

 

Para aqueles que quiserem garantir a chance única de ver ou rever essa montagem de números impressionantes, os ingressos estarão à venda a partir de 03 de maio na internet (www.sympla.com.br) e pela bilheteria oficial do próprio Teatro (sem taxa de conveniência - Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041). As apresentações ocorrem todas as quintas e sextas-feiras, às 21hsábados, às 16h e 20h; e domingos, às 15h e 19h.

 

O elenco de 33 atores traz nomes consagrados do teatro musical, como Fabi Bang (Ariel), Andrezza Massei (Úrsula), Lucas Cândido (Linguado); Conrado Helt (rei Tritão), Fábio Yoshihara (Grimsby), Rodrigo Garcia (Sabidão), Arízio Magalhães (Chef Louis), Lucas de Souza (Limo), Marcelo Vasquez (Lodo). Os atores que viverão o Príncipe Eric e o divertido Sebastião serão divulgados em breve. 

 

Completam a lista Willian Sancar, Aline Serra, Amanda Vicente, Ana Araújo, Carla Vazquez, Gabriela Germano, Letícia Mamede , Luana Bichiqui, Nay Fernandes , Daniel Caldini, Camillo, José Dias, Lucas Colombo, Lucas Nunes, Mau Alves, Murilo Armacollo, Renato Bellini, Tiago Dias, Afonso Monteiro, André Luiz Odin, Esther Arieiv e Nina Sato.

 

A diretora e coreógrafa Lynne Kurdziel-Formato, que já esteve à frente de diversos musicais no mundo, assina a versão brasileira, destinada ao público de todas as idades, tanto para quem guarda o filme em sua memória afetiva quanto para as novas gerações. Essa foi a primeira vez que a Disney autorizou uma montagem no país, sem obrigação de ser uma réplica. A IMM e EGG Entretenimento, da empresária Stephanie Mayorkis, compraram os direitos para realizar este espetáculo no Brasil, que conta com apresentação do Ministério do Turismo, patrocínio master do Santander, patrocínio Lorenzetti e Sem Parar, com apoio do Banco RCI, Eurofarma e Mondial

 

“Do momento em que esgotamos todas as sessões de ‘A Pequena Sereia’ em 2018 com semanas de antecedência, o que não faltaram foram pedidos de uma nova temporada. É impressionante como conseguimos nessa parceria tão exitosa com a Disney Theatrical Group produzir um espetáculo de tamanha beleza e que tocou tão profundamente a alma do brasileiro. Estamos absolutamente extasiados em conseguir trazer essa aventura de volta!”, destaca Stephanie Mayorkis, coprodutora do espetáculo e diretora da IMM

 

“Estamos muito felizes por trazer de volta ao público brasileiro uma produção tão bonita, tão fiel às intenções originais do musical. Nossos tradutores fizeram um trabalho primoroso. Vamos novamente brindar nosso público com uma superprodução que tem toda a magia do universo da Disney”, comemora Alan Adler, CEO da IMM.

 

A Pequena Sereia – O Musical da Disney - Com base na clássica história de Hans Christian Andersen, “A Pequena Sereia” tem como protagonista Ariel, que vive no fundo do mar, mas quer fazer parte do mundo dos humanos. Depois de tomar coragem e fazer um acordo com Úrsula, a esperta bruxa do mar, Ariel embarca na aventura da sua vida. Ao lado de Linguado e Sebastião, Ariel precisará de coragem e determinação para fazer o bem para os seus dois mundos.

 

Os números da superprodução são impressionantes: são 250 figurinos, 1200 equipamentos de iluminação e mais de 250 profissionais envolvidos. Os figurinos de Fábio Namatame têm inúmeras particularidades: foram usados 30 mil cristais, além de 8 mil metros de fitas de cetim para as gaivotas. 

 

Outro fator que garante sucesso à montagem são os toques de brasilidade na versão de Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler que, juntamente com a Disney, conseguiram garantir pitadas e ritmos do nosso país que encantam o público. 

 

Produzido originalmente pela Disney Theatrical Productions, o musical estreou na Broadway em 2008. O texto do musical é de Doug Wright, letras de Howard Ashman (escritas para o filme) e letras adicionais de Glenn Slater. A música é de Alan Menkenconsiderado um dos mais importantes compositores norte-americanos, vencedor de oito Oscar, 11 Grammy e sete Globos de Ouro, responsável pela trilha de alguns dos principais filmes da Disney, como ‘A pequena Sereia’, ‘A Bela e a Fera’, ‘Aladdin’, ‘Pocahontas’, 'Hércules' e ‘Encantada’, entre outros. A Pequena Sereia teve duas indicações ao Tony Awards, três ao Drama Desk Awards (incluindo melhor atriz), sete ao Broadway.com Audience Awards (vencendo com Sierra Boggess, na categoria revelação favorita), além de ter sido indicado ao Grammy como melhor álbum de gravação de elenco. 

 

Lançado em 1989, o filme foi uma das maiores bilheterias do ano, sendo um marco na retomada das grandes produções da Disney. ‘Under the sea’, presente também na trilha do musical, ganhou o Oscar e Globo de Ouro de melhor canção original, além do Grammy de Melhor canção escrita para filme. A trilha sonora também venceu o Oscar e o Globo de Ouro. 

 

A montagem brasileira traz, além de Lynne Kurdziel Formato (diretora artística e coreógrafa), Jorge de Godoy (diretor musical), Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler (versão brasileira) e Stephanie Mayorkis (produção geral).

 

Equipe Criativa:

 

Diretora Artística e Coreógrafa – Lynne Kurdziel Formato

Diretor Musical – Jorge de Godoy

Cenógrafo e Designer de Luz – Benjamin la Cour

Figurinista - Fábio Namatame

Designer de Som - Tocko Michelazzo

Designer de Peruca e Maquiagem - Feliciano San Roman

Versão Brasileira - Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler

 

Produção geral - Stephanie Mayorkis

 

Realização: IMM e EGG Entretenimento (Stephanie Mayorkis)

Baby, Você Precisa Saber de Mim 

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São Paulo, 5 de maio 2022

Baby – Você Precisa Saber de Mim é um monólogo interpretado e escrito por Rafael Primot , que narra a história sobre o amor e o afeto entre dois irmãos que precisam lidar e se amparar diante da possível morte de sua mãe enferma. 

 

            Primot interpreta Edu, um escritor de rótulos e embalagens que precisa revistar seu passado e a sua família no interior depois de um longo período morando na cidade grande. À medida em que ele narra essa volta ao lar e seus momentos de desentendimentos e afeto com a irmã e o pai, revive lembranças de sua vida na casa de família, especialmente aquelas em que está ao lado da mãe. Um espetáculo que brinca com os limites entre a narrativa ficcional e a realidade biográfica.

 

            Com essa trama, a peça faz um retrato de uma família comum e aparentemente perfeita que é tomada de surpresa por uma doença que vai transformar seus destinos e relações. E é ela que fará ressurgir o amor e reaproximar os que permanecem vivos.

 

“Nem tudo é verdade, nem tudo é ficção”

 

“Uma história sobre o amor e o afeto entre dois irmãos”

 

            O tema central é a relação familiar diante de uma possível morte, do tempo limitado dado por uma doença irreversível e como (re) aprender a seguir adiante. Trata-se, portanto, de um espetáculo otimista sobre amor, afeto e união familiar de maneira singela e singular. Principalmente é sobre VIDA e a maneira se viver, nossas escolhas, a distância e a aproximação entre familiares.

 

Alguns desses momentos foram inspirados em uma história real e (re)vividos pelo autor, misturado com histórias ouvidas e captadas, tudo junto e misturado, para então ser compartilhada de maneira particular em um texto extremamente original, com uma visão singular e inovadora.

 

            BABY – VOCÊ PRECISA SABER DE MIM é idealizado e dirigido por Rafael Primot que apresenta um histórico de prêmios e participações em importantes festivais com suas obras, como GATA VELHA AINDA MIA, e TODO CLICHÊ DE AMOR, além de ter trabalhado com importantes diretores e companhias teatrais ao longo de sua carreira.

 

            O espetáculo traz uma história comum a todos, e torna-se, portanto, capaz de criar uma profunda identificação com o espectador. Mas o mais importante disso é que, neste momento tão devastador que vivenciamos, o espetáculo ainda mostra que é possível ressignificar a dor e reconstruir a vida ao tratar o fio condutor – o retorno ao lar – com uma abordagem nova, honesta e otimista.

 

            “Estamos revisitando nossas casas, nossos amores, a pandemia nos obrigou a olhar mais para dentro de nós mesmos, para nosso lar e nossos entes queridos”, relaciona Primot. “Falamos de amor, amor fraternal, familiar, frustrações, mas também apontamos um caminho esperançoso numa situação de perda dentro da família”, diz o diretor sobre esta história que aborda assuntos necessários e urgentes como o luto, a família, o amor e a trajetória dos protagonistas na busca da compreensão sobre si mesmo de maneira verdadeira, real e emocionante.

Texto e Atuação: Rafael Primot

Direção: Rafael Primot e Rodrigo Frampton

Figurinos: Débora Falabella

Coprodução: Morente Forte Comunicações

Familia Addams 

São Paulo, 3 de março 2022

 

A família que cativou o coração de milhares de espectadores no Brasil e no mundo está de volta! Depois de uma pausa por conta da pandemia, a T4F abre novamente o palco do Teatro Renault para receber os personagens excêntricos, assustadores, acolhedores e engraçados que encantam gerações.

Essa super produção promete trazer ,inicialmente à São Paulo, um tom divertido e bem diferenciado da última apresentação de  2012. Os tempos são outros, muita coisa mudou no mundo de lá pra cá, socialmente, e essas mudanças fazer parte dessa nova temporada atual do musical.

Os atores, Daniel Boaventura e Marisa Orth encabeçam o maravilhoso elenco, que vem seguido de Kiara Sasso, Liane Maya e Fred Silveira, e outros.

A nova  montagem tem a direção Geral do italiano Federico Bellone, Supervisão Musical de Miguel Briamonte, Direção residente do maravilhoso ator, produtor Luciano Andrey, figurinos de Fabio Namatame, coreografia de Marta Melchiorre e produção geral Almali Zraik.

Elenco Principal: Marisa Orth, Daniel Boaventura como Morticia Addams e Gomez Addams

Kiara Sasso, Fred Silveira, Liane Maya, Pamela Rossini, Dante Paccola, Bernardo Berro, Raphael Souza, Rodrigo Spinoza, Tiago Kaltenbacher.

Ensemble - Jana Amorim, Anna Preto, Lara Suleiman, Vania Canto, Daniel Cabral, Wagner Lima, Marcelo Ferrari, Felipe Carvalhido.

Swing- Marilia Nunes, Keila Bueno, Matheus Paiva e Vicente Oliveira.

Onde comprar? Na bilheteria do Teatro Renault e pela ticketsforfun.

Onde fica o teatro? Avenida Brigadeiro Luis Antonio 411 no bairro da Bela Vista em São Paulo. 

O espetaculo estreia dia 10 de março e é de quinta a domingo. Verifique os horários na ticketsforfun.

Assistam nosso video a seguir com trechos musicais da peça e entrevista dos atores.

 

 

LONGA JORNADA NOITE ADENTRO 

 

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São Paulo, 15 junho 2022

Considerada a obra máxima de Eugene O´Neill, “Longa Jornada Noite Adentro” ganha versão idealizada, traduzida e dirigida por Sergio Módena e conta com a atriz Ana Lucia Torre no papel principal. A peça estreia no próximo dia 17 de junho, no Tucarena, em São Paulo. Trata-se de uma das mais relevantes obras do teatro do século XX - para muitos críticos ela marca, inclusive, o surgimento do teatro moderno nos EUA - e vencedora do Prêmio Pulitzer, em 1957.
O texto é um depoimento autobiográfico que revela os dramas da família Tyrone. Ana Lucia Torre interpreta Mary, personagem que usa de diferentes artifícios para esconder dos filhos seu vício em morfina. “É a primeira vez que faço um texto de O´Neill. Embarcar nessa personagem múltipla é de muita profundidade e responsabilidade. Afinal, atrizes deslumbrantes já representaram Mary Tyrone”, afirma Ana Lucia Torre. E ela tem razão. No Brasil, por exemplo, a personagem já foi interpretada por Cacilda Becker, Nathália Timberg e Cleyde Yáconis. Nos EUA, em 1962, o texto ganhou versão para o cinema, com Katharine Hepburn no papel principal, o que lhe rendeu uma indicação ao Oscar e o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.
A peça é um retrato cruel da vida real, da alma humana e transcende a época em que foi escrita, pois trata de experiências que, de uma maneira ou de outra, muitos se identificam, seja em relação à maneira como as relações familiares são construídas ou pelos questionamentos existenciais dos personagens. “Longa Jornada Noite Adentro”, portanto, está longe de ser um drama burguês. É uma tragédia contemporânea.

 
A OBRA

“Longa Jornada Noite Adentro” é um drama familiar que se passa em 1912 e em um único dia. A ação acontece na casa de veraneio dos Tyrone. O patriarca da família, James, é um homem idoso que há muito abandonou as aspirações de ser um grande ator, escolhendo viajar apresentando sempre a mesma peça, que lhe rende um bom dinheiro. Sua esposa, Mary, largou seus sonhos de menina (se tornar atriz ou freira) para acompanhar o marido nas constantes turnês. Ela se tornou viciada em morfina, com pouco ou nenhum contato com a realidade, desde o nascimento do filho mais novo.
O casal tem dois filhos: o mais velho, Jamie, é um ator fracassado que foi "forçado" a seguir os passos do pai e se tornou um alcoólatra, visto que não era capaz de se manter em nenhum outro emprego. Jamie tem inveja do talento do irmão mais novo, Edmund, um jovem que pretende se tornar escritor, mas pode ter sua carreira abreviada pela tuberculose. Edmund, influenciado pelo irmão mais velho, também se envereda pela bebida, pois se sente culpado pelo vício da mãe e não suporta vê-la em tal estado. A criada da casa, Cathleen, acompanha a ação e algumas vezes tenta dar apoio a Mary, sem sucesso.
Enfrentamentos constantes acontecem durante esse dia e o texto vai expondo, gradativamente, o passado turbulento da família.  A jornada de um longo dia termina numa noite infernal, na qual os três homens da família se embriagam enquanto Mary, tomada pelos efeitos da morfina, fala como se ainda fosse jovem, absolutamente desconectada da realidade. Do lado de fora da casa, a neblina se torna cada vez mais densa e intensa, sugerindo que as feridas da família Tyrone são incuráveis. 
“Os personagens se acorrentam em um círculo vicioso. Se punem e são punidos, julgam e são julgados, perdoam e são perdoados, tudo com o intuito de expurgar os próprios ressentimentos e as marcas deixadas pelo outro”, explica o diretor e adaptador do texto, Sergio Módena. Segundo ele, o realismo de O’Neill é permeado de fortes signos, metáforas e simbologias. “É o que podemos chamar de realismo poético”, ressalta o diretor. Para Ana Lucia Torre, Mary Tyrone é um turbilhão e um enorme desafio. “Esse texto é o sonho de qualquer atriz. A melhor coisa na vida e nessa profissão é ter desafios e aprender a superá-los. Posso dizer que estou vivendo num inferno, com a Mary, e ao mesmo tempo nas nuvens”, finaliza Ana Lucia Torre.

Texto EUGENE O´NEILL
Idealização, Tradução e Direção SERGIO MÓDENA
Música Original MARCO FRANÇA
 
ELENCO
ANA LUCIA TORRE- Mary Tyrone
LUCIANO CHIROLLI – James Tyrone
GUSTAVO WABNER – Jamie Tyrone
BRUNO SIGRIST – Edmund Tyrone
MARIANA ROSA- Cathleen
 
Cenário ANDRE CORTEZ
Figurino FÁBIO NAMATAME
Iluminação ALINE SANTINI

 

Teatro TUCARENA (252 lugares)
Rua Monte Alegre 1024, Perdizes, São Paulo
 
Sexta e sábado: 20h30
Domingo: 18h30

Vendas Sympla ou bilheteria 

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Em Algum Lugar Entre As Estrelas 

São Paulo,23 maio 2022

Reconhecido pelas adaptações para o teatro musical de obras como “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo, “Medida por Medida”, de Shakespeare, e “Castelo Rá Tim Bum”, seriado infantil da TV Cultura, além do texto original de Brilha la Luna - musical com canções da Banda Rouge; o ator, cantor e dramaturgo Juliano Marceano estreia agora um espetáculo musical totalmente autoral: Em Algum Lugar Entre as Estrelas

 

Diferentemente das grandes produções importadas, a montagem está alinhada ao recente movimento de montagens ao estilo ‘off-broadway’ em cartaz na cidade de São Paulo. As linguagens de teatro musical e teatro de prosa se complementam dando um ‘quê’ de experimental à produção.

 

A temporada, que estreia no dia 7 de junho no Espaço ao Cubo.

A obra conta com direção geral de Celso Correia Lopes (French Kiss, Pequena Magdalena), músicas de Paulo Ocanha (prêmio Bibi Ferreira de melhor música original por Hadassa – O Musical), letras de Gabriela Gonzalez (Nautopia), direção musical de Ettore Veríssimo (Peter Pan – O Musical da Broadway, Naked Boys Singing!) E direção de movimento de Marcelo Vasquez (Chicago, A Pequena Sereia).

 

Em Algum Lugar Entre as Estrelas reúne relatos de três personagens sobre histórias de amor, fuga e reconhecimento. Entre os conflitos, a perspectiva de uma mulher que tem o casamento atravessado pela ditadura militar, relacionamentos homoafetivos nos anos 90 e os amores líquidos atuais.

 

Separadas pelo tempo-espaço, as narrativas se embaralham no período que vai dos anos 1950 aos dias atuais. A encenação, no entanto, é parceira do espectador na missão de alinhavar esses recortes e revelar elos ocultos entre as tramas. Os relatos são costurados também pelas histórias do Homem que Observa as Estrelas, personagem que mostra – por meio de lendas e dados científicos – como movimentos celestes ecoam em vidas e experiências reais.

 

Criado como um texto de narrativas, a proposta da encenação é conduzir a peça como um bate-papo direto com o público. O objetivo, segundo a equipe de criação, é que o público se despeça dos personagens como amigos que dizem “até mais” ao final de um encontro.

 

"Ouvindo as histórias desses personagens sobre seus erros e acertos, dissabores e afetos, notamos que todos estão conectadas num grande círculo e que tudo que nos transpassa deixa marcas que reverberam além da nossa existência", conta Marceano. 

 

Elenco

Diego Bargas 

Michelle Giudice

Juliano Marceano

Vanessa Rodrigues

Deivid Bispo

Renato Milan

Gabrielle Felippe

 

Equipe Criativa

Texto: Juliano Marceano

Letras: Gabriela Gonzalez

Músicas: Paulo Ocanha

Direção Geral: Celso Correia Lopes

 

Temporada: De 8 a 28 de junho de 2022, quartas e quintas-feiras, às 20h30

Local: Espaço ao Cubo (Rua Brigadeiro Galvão, 1010 - Barra Funda - SP, 01155-080)

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A Noite do Choro Pequeno 

5ão Paulo, 5 de maio 2022

Após uma temporada de sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro em 2021, o espetáculo A Noite do Choro Pequeno retorna para uma nova temporada na capital paulista a partir do dia 07 de maio no Teatro do Shopping West Plaza.

A peça estrelada pelas atrizes Daliléa Ayala e Letycia Martins, com texto do autor português João Ascenso e direção de Ricardo Brighi , conta a historia de duas mulheres - Luísa e Maria Ana - que passam a noite numa estação rodoviária em Lisboa.

A ação se passa nos anos de 1960, no período da Ditadura Salazarista em Portugal. Isoladas do olhar dos outros, elas aguardam o primeiro trem da manhã, enquanto vão conhecendo um pouco da vida da outra. Luísa é pobre, saiu da prisão há algumas semanas e espera reencontrar-se com o passado.

Vítima de violência sexual, tentou assassinar o estuprador e por isso foi presa. Na penitenciária dá à luz a seu filho, que é entregue ao “pai”. O desejo de Luísa é reencontrar a criança, ainda que não consiga estabelecer com ela o laço materno.

Maria Ana foge do passado. Casada com um médico, viu sua vida se reduzir à vida doméstica, ao trato do filho e do marido. Não se sente amada, anulou-se em função do casamento, está infeliz. Decidiu fugir, acreditando ser essa a solução para suas frustrações. Aos poucos, a conversa entre as duas deixa a verdade à solta e o amanhecer revela duas mulheres diferentes.

A Noite do Choro Pequeno teve sua primeira montagem em Portugal em 2015 e voltou à cena em 2018 / 2019, com as atrizes portuguesas Sofia Nicholson (Luísa) e Alexandra Sargento (Maria Ana).

Texto: João Ascenso

Direção: Ricardo Brighi

Direção de produção: Gerardo Franco

Elenco: Daliléa Ayala e Letycia Martins

Iluminação: Gerardo Franco

Trilha sonora: Amanda Annunciato

Teatro West Plaza- Sala Laura Cardoso (Av. Antártica 408, – Água Branca), 122 lugares. Com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

DATA: 07/05 até 28/05 (Sábado 20h30)

Sweeney Todd

 

São Paulo, 3 de março de 2022

Inspirada no livro O Colar de Pérolas, publicado em 1846 pelos escritores britânicos Thomas Peckett Prest e James Malcom Rymer, esta fábula vitoriana macabra adaptada com maestria por Stephen Sondheim chega ao Brasil em sua versão original e oficial. Seja na literatura nos cinemas ou no palco, Sweeney Todd sempre chamou a atenção do público pelo seu humor sórdido e inteligente.

 

Sweeney Todd – o Cruel Barbeiro da Rua Fleet desembarca em São Paulo com montagem de sua versão original no próximo dia 18 de março.

A curta temporada acontece no 033 Rooftop do Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi.

O musical é apresentado por Ministério do Turismo, tem patrocínio de Santander, Esfera, Getnet e Eurofarma, e apoio RCI. A realização é de Del Claro Produções e Firma de Teatro. Ingressos custam a partir de R$37,50 (meia-entrada) e já estão disponíveis para venda no link https://bileto.sympla.com.br/event/71480 e bilheterias do Teatro Santander

 

O musical conta a história de Benjamin Barker, barbeiro que se viu obrigado a ir embora de Londres por conta de uma briga com o cruel Juiz Turpin (Guilherme Sant'Anna). Após 15 anos afastado da cidade ele retorna sob o pseudônimo Sweeney Todd (Rodrigo Lombardi) e sedento por vingança. Ao chegar ao lugar onde funcionava sua antiga barbearia, na Rua Fleet, Todd se depara com uma arruinada loja de tortas administrada pela Dona Lovett (Andrezza Massei). A partir daí, Todd e Lovett unem forças para que ele se vingue de Turpin, e ela faça sua loja crescer com tortas recheadas de ingredientes muito suspeitos.

 

A adaptação para o país conta com direção musical de Fernanda Maia e direção geral de Zé Henrique de Paula. A produção geral é de Adriana Del Claro. O trio é conhecido por montagens de sucesso recentes do teatro musical brasileiro como “Chaves – Um Tributo Musical” e “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812”.

 

Além de Rodrigo Lombardi e Andrezza MasseiSweeney Todd ainda conta com Mateus Ribeiro (Peter Pan – o musical e Chaves – Um Tributo Musical) no elenco. O ator fará o papel do garoto Tobias Ragg. Confira abaixo a lista completa de atores do espetáculo:

 

Sweeney Todd - Rodrigo Lombardi

Dona Lovett - Andrezza Massei

Tobias Ragg - Mateus Ribeiro

Juiz Turpin - Guilherme Sant’anna

Anthony - Dennis Pinheiro

Johanna - Caru Truzzi

Bedel Bamford- Gui Leal

Lucy Barker - Amanda Vicente

Adolfo Pirelli - Elton Towersey/Pedro Navarro

Cover Sweeney - Diego Luri

Cover Lovett - Amanda Vicente

Cover Turpin - Renato Caetano

Cover Johanna - Sofie Orleans

Cover Anthony - Pedro Silveira

Cover Tobias - Edmundo Vitor

Cover Lucy - Bel Barros/Pamella Machado

Cover Bamford - Davi Novaes

Temporada: A partir de 18 de março de 2022 (curta temporada)

Local: 033 Rooftop do Teatro Santander

Endereço: Complexo do Shopping JK - Av. Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi - SP

Sessões: Sextas, às 21h30 / Sábados, às 16h e 20h / Domingos, às 18h 

Classificação Etária: 16 anos

Duração: 120 minutos (com intervalo de 15 minutos)  #sweeneytodd #033rooftop #shoppingjkiguatemi #artefeed #artefeed #rodrigolombardi #ocolardeperolas #teatro #teatrosantander #sãopaulo